-
Arquitetos: DADA Partners
- Área: 15000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ranjan Sharma / Lightzone India
-
Fabricantes: ALCOI Windows India, Amit marbles, Jindal Steel, Modifloat Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno de 4 mil metros quadrados, a casa Pórtico foi projetada em torno de duas enormes árvores de Jamun. As árvores se tornam o ponto focal dos dois pátios desta casa: o Pátio Leste e o Pátio Oeste. Os cômodos públicos, ou seja, salas formais e informais, hall de entrada e sala de puja estão localizados ao redor do festivo pátio leste, enquanto o pátio oeste se torna o espaço verde privado da casa. O quarto principal (em ambos os níveis), o escritório principal e o quarto de hóspedes se abrem para este tranquilo pátio. Uma longa parede revestida em pedra que se estende a partir do hall de entrada proporciona privacidade ao pátio oeste em relação ao acesso adjacente e também confere uma qualidade direcional à experiência da entrada.
A casa contorna as exuberantes e convidativas copas das árvores gêmeas, e a parede de vidro do piso ao teto conecta o interior com o exterior. Como um dispositivo arquitetônico uniforme e um tanto anacrônico, o pórtico percorre a borda dos cômodos voltados para as árvores, proporcionando terraços sombreados e varandas espaçosas. Pilares de aço feitos sob medida em forma de 'H' e painéis revestidos em madeira definem a fachada externa e trazem um ritmo sutil para a elevação. O pórtico também define o generoso e sombreado pátio de entrada da casa. Além disso, o ritmo próximo e repetitivo dos pilares de aço evoca o tradicional traçado indiano.
De acordo com o briefing da família Sawhney, a sala informal de pé-direito duplo foi posicionada centralmente ao longo do pátio leste, com vistas espetaculares para a copa da árvore de jamun. O andar superior também possui um momento especial, com uma sala de estar em formato de península que se projeta para fora e captura a vistas em três lados. A sala de estar superior e seu terraço coberto com 4 metros de profundidade trazem de volta as duas árvores de Jamun em uma experiência única.